A todos membros e visitantes do Fórum Serara
A todos kombucheiros, principalmente, aos ligados a pesquisa científica.
Eu já tive oportunidade de informar sobre pesquisa cientifica nos EUA de que todos que tomaram kombucha por aproximadamente 4 semanas, baixaram o nível de glicemia.
=======
Vou colocar novamente um dos muitos links sobre esta pesquisa que estão na internet e que foram divulgados em diversos sites, normalmente, da imprensa:
https://www.metropoles.com/saude/kombucha-tratar-diabetes-estudo#google_vignette
=======
Foi este o motivo pelo qual eu resolvi a fazer e a tomar kombucha todos os dias, desde abril do ano passado (abril 2024), pois eu sou diabético.
Então eu coloquei aqui resultados reais em que diminuiu a minha glicemia, principalmente, tomando kombucha de suco de maça.
Eu expliquei, que a kombucha de suco de maça tende a virar vinagre de maça. E vinagre de maça diminui a diabetes, por experiência própria. E solicitei que algum pesquisador fizesse pesquisa científica com pessoas, ampliando a pesquisa dos EUA.
Comentei que possivelmente todos os kombucheiros deveria fazer kombucha de suco de maça. E os que estão fabricando e vendendo, reservar uma linha de kombucha de suco de maça para ter para a venda também.
Existem muitas marcas de suco de maça que não tem conservantes químicos. Então ao comprar o suco de maça, tem que olhar as letrinhas pequeninhas que mostram os ingredientes do suco. Nos ingredientes só poder suco de maça e pode ter também ácido ascórbico que é a vitamina C, usada em alguns sucos de maça como antioxidante, ou seja, para manter o suco claro por mais tempo. E este ingrediente (ácido ascórbico) é natural.
Fiz pesquisa com vários tipos de kombucha e o que mais deu efeito na diminuição da glicemia foi kombucha de suco de maça. No começo eu usava aproximadamente 30% de suco. Hoje eu uso aproximadamente de 30 a 50% de suco, normalmente, 50% de suco de maça e 50% de kombucha de primeira fermentação ao envasar em garrafa pet de água mineral vazias, devidamente higienizadas de 500 ml. Estou usando, atualmente, nestas garrafas, 200 ml de suco e 200 ml de kombucha de primeira fermentação.
Quanto ao gás carbônico natural feito pela fermentação natural, minhas kombuchas tem muito gás carbônico, ou seja, muita espuma natural e a explicação é que eu deixo aproximadamente de 4 a 5 dias fora da geladeira com suco após o envase até ficar duro como uma rocha. Só que isso só é possível com garrafa pet de água mineral com gás, pois se fosse garrafa de vidro possivelmente iria explodir de tanta pressão. Mas as garrafas de plástico PET de água mineral com gás funcionam. Só depois deste período (4 a 5 dias, normalmente), ou seja, quando a garrafa fica dura como uma pedra que eu coloco na geladeira.
Esta explicação sobre o gás carbônico natural eu estou fazendo porque algumas pessoas falaram que suas kombuchas não tinham quase gás carbônico.
Continuando.
Conforme o tipo de suco existe resultados diferentes no controle da diabetes. Como eu disse, eu testei vários sucos e o melhor resultado foi com o suco de maça.
Mas tem um detalhe incrível que eu vou ressaltar e escrever aqui de novo, para reflexão de todos os kombucheiros.
A kombucha de suco de uva.
Quando eu fiz e tomei pela primeira vez a kombucha de suco de uva que eu tinha recém feito, minha diabetes aumentou. A explicação é que o suco de uva tem muita frutose.
Então, eu tinha uma kombucha de suco de uva com aproximadamente 30 dias na geladeira. E esta kombucha deu resultado na diabetes, ou seja, baixou a diabetes.
Só que eu notei que ficando aproximadamente 10 dias na geladeira já existe uma diminuição muito grande da frutose da kombucha de suco de uva, já se transformando em um verdadeiro vinho. Um vinho cheio de leveduras.
Sim, desde que eu comecei a fazer kombucha, as minhas kombuchas são repletas de leveduras e eu tenho certeza que é este o fator principal benefício na diminuição das diabetes.
Ou seja, eu não faço filtragem ou qualquer processo para diminuir as leveduras,.
Ao contrário, antes de envazar com suco, eu coloco em uma grande bacia e mexo com uma colher de plástico e em seguida eu envazo com suco de maça ou suco de uva para tornar a primeira fermentação homogênea em todas as garrafas.
Para render mais, eu tenho misturado suco de maça com suco de uva. Na proporção de uma garrafa de cada para fazer um suco de uva com suco de maça homogêneo antes de envazar.
Eu já comentei aqui os benefícios do vinho repleto de leveduras que tem nas duas zonas azuis da Europa, a ilha de Sardenha (Itália) e a ilha de Ikaria (Grécia) (local onde nasceu o vinho, conforme lendas gregas, onde existe a caverna de Dionisio, o Deus do vinho, quando se começou a produção de vinho, repito, conforme mitologia grega).
Existe um documentário sobre este assunto no Netflix (Viver até os 100: Os segredos das zonas azuis), uma série com 4 quatro episódios, salvo engano.
https://www.netflix.com/br/title/81214929
A indústria de bebidas fermentadas (cerveja e vinho) peca sobre isso, a eliminação das leveduras ou diminuição das leveduras, e infelizmente, muitos kombucheiros estão entrando neste erro.
Existem várias maneiras de diminuir ou matar as leveduras. Matar: conservantes químicos, pasteurização (aquecimento da bebida), adicionar álcool. Diminuir: Filtragem, cold crash (esfriamento da bebida quando as leveduras depositam no fundo e aí se retiram o chamado lodo que são as leveduras). Isto são apenas exemplos.
Por que a indústria de bebidas fermentadas (cerveja e vinho) fazem isso? Por que as leveduras, ao comer os vários tipos de açúcar, como a frutose do suco de uva, por exemplo, produzem álcool e gás carbônico. E o gás carbônico pode explodir uma garrafa de vidro.
Só que o vinho repleto de leveduras das zonas azuis da Europa (ilha de Sardenha – Itália, ilha de Ikaria – Grécia) trazem muita saúde por causa das leveduras vivas.
O motivo pelo qual Dan Buettener fez o documentário das Zonas Azuis foi um americano, de origem grega. Vejam o quarto é ultimo episódio. O que aconteceu com este americano? Ele teve câncer com aproximadamente 60 anos e foi dado por vários médicos a expectativa de vida de seis meses. E então ele resolveu morrer no local de seus ancestrais, a ilha de Ikaria (Grécia). E a principal coisa que ele fez todos os dias, foi tomar vinho, repleto de leveduras, da ilha de Ikaria. E este americano resolveu fazer o próprio vinho, ao plantar parreiras para colher as uvas. Pensou, vai ficar estas parreiras e uvas para minha esposa e filhos se lembrarem de mim, quando eu falecer. Só que este americano, morreu quatro décadas depois, ou seja, somente depois de completar mais de 100 anos.
Por outro lado, na ilha da Sardenha na Itália, existem o maior número de homens idosos, centenários e lúcidos do mundo, e, existe o hábito de tomar vinho artesanal (repleto de leveduras) todos os dias.
Em um site eu descobri que estes italianos sabem que o segredo é o vinho artesanal repleto de leveduras que fazem e bebem todos os dias, pois quando estão com amigos, fazem um brinde dizendo: - aos 100 anos. Ou seja, sabem que é o vinho responsável pela velhice longa e lúcida.
Desta forma, eu estou fazendo, atualmente, somente kombucha de suco de uva misturado com suco de maça.
E eu já notei que em aproximadamente 10 (dez) dias já tem características de vinho repleto de leveduras como os verdadeiros vinhos medicinais das zonas azuis da Europa.
E eu agito esta kombucha antes de usar, para que as leveduras fiquem homogêneas.
O motivo de escrever a mensagem de hoje, foi tipo uma eureca. Ou seja, um descobrimento intelectual.
Não sei se vocês sabem, mas a kombucha não é considerado cientificamente probiótico por causa da dificuldade de isolar um tipo de microorganismo responsável pelos benefícios.
Por exemplo, o iogurte é um probiótipo por que foram feitas pesquisas com lactobacillus vivos que mostraram o benefício.
A dificuldade de pesquisa científica na kombucha é a quantidade enorme de bactérias e leveduras e para descobrir qual é a principal no fator saúde do organismo humano.
Eu já comentei aqui sobre as leveduras:
- As leveduras comem o açúcar na fermentação. No corpo humano, as leveduras fazem o mesmo!
Este é o momento eureca.
Eu solicito para os membros cientistas do grupo aprofundarem a pesquisa sobre o beneficio a kombucha na diabetes, conforme pesquisa dos EUA, com um enfoque principal: - Os benefícios para a saúde das bebidas com leveduras vivas nas Bebidas Fermentadas (vinho, cerveja, kombucha, etc...), principalmente, kombucha.
Esta mensagem é para reflexão de todos os kombucheiros. Podemos fazer kombucha de suco de uva (misturada com suco de maça como eu faço, por exemplo) que vira um verdadeiro vinho medicinal, como as zonas azuis da Europa para nosso benefício e para os clientes de nossas kombuchas para aqueles que já fabricam e vendem.
Mais algumas reflexões. A tendência é que estas kombuchas tenham mais de 0,5% de álcool, então são kombuchas alcoólicas, mas mesmo assim muito benéficas.
Para as pessoas que não gostam de ver as leveduras da garrafa, usarem garrafas de cor escura, assim como usam as garrafas de cerveja e de vinho, normalmente.
Eu sonho que um dia, o Brasil e o mundo substituam os refrigerantes e as bebidas alcoólicas em geral por kombucha. Para isto devemos nos unir com uma filosofia de beneficio para a saúde.
Steinmetz
Post Scriptum:
Título: Movimento contra a pasteurização da kombucha
No Brasil, salvo engano, é possível que as fábricas produzam kombucha pasteurizadas (aquecidas no procedimento), ou seja, matando todos os microorganismos. Algumas fábricas fariam isto para ter maior validade na prateleira, diante da extinção das leveduras, além de matar bacterias e todo organismos vivos da bebida.
No caso, aqui no Brasil, a indústria tem que colocar a observação no rótulo: Pasteurizada.
Isto é um engano ao consumidor. É um total desrespeito ao consumidor.
Os consumidores de kombucha associam bebida com microrganismos benéficos vivos, assim como acontece com o iogurte que tem lactobacillus vivos.
Eu realmente espero, que no Brasil e no mundo, as respectivas leis que eventualmente venham regular o assunto, procurem colocar na legislação que a kombucha tem que ter organismos vivos, para serem consideradas kombuchas, ou seja, impedindo que as kombuchas sejam pasteurizadas.
Steinmetz
Brasília, Brasil, 14 de fevereiro 2025 (17:14 horário local)
A todos membros e visitantes do Fórum Serara
Eu escrevi agora a pouco, as mensagens abaixo em grupo de kombucheiros, pessoas que fazem kombucha aqui no Brasil. Muitos fazem kombucha artesanal em casa, como eu. Outros já fabricam e vendem kombucha. O grupo no telegram tem mais de 600 pessoas.
Eu já escrevi sobre este tema.
Mas escrevi novamente, para reforçar sobre os benefícios da kombucha, principalmente, pelos benefícios das leveduras vivas no organismo humanos.
Eis as mensagens para reflexão de todos (vou copiar e colar os diversos textos das diversas mensagens sobre o tema):
Tem um estudo nos EUA de que todos que tomaram kombucha por 4 semanas diminuiram a glicemia (açúcar nos EUA)
No caso seria bom pesquisar este estudo
Saiu em varios sites de noticias
https://www.metropoles.com/saude/kombucha-tratar-diabetes-estudo#google_vignette
Kombucha pode ajudar no tratamento da diabetes tipo 2, diz estudo
Pesquisadores descobriram que a kombucha ajuda a reduzir e controlar os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes tipo 2
Acima um dos sites que saiu a mesma notícia
Tecnicamente a kombucha não é considerada cientificamente como probiótipo
É que existe uma quantidade grande de bactérias, leveduras, microorganimos vivos
Já o iogurte é considerado probióotipo pois foi feito pesquisa com lactobacillus vivos
A questão é que me veio um momento eureka
Ou seja de descoberta
As leveduras comem o açúcar durante a fermentação
Então as leveduras devem fazer o mesmo quando estão no nosso intestino
O foco então será a descoberta de que as leveduras vivas no intestino podem ser as grandes responsáveis pela diminuição da diabetes
Mas eu fiz experiência com várias kombuchas com vários sucos
o que mais deu resultado foi a kombucha com suco de maça
O suco de maça vira vinagre de maça
E eu já tive quadro de diabetes descompensada
E sei por experiência própria que o vinagre de maça diminui bastante o açúcar no sangue... tendo efeito similar a metformina... baixando rápido, por exemplo, em 10 minutos, se tomar várias colheres de sopa de vinagre de maça misturado com água
Eu fiz experiência com kombucha de suco de uva.. mas como eu tomei logo depois de uns quatro dias de fermentação, aumentou minha diabetes por causa da frutose
Ou seja conforme o tipo de suco, varia o resultado para diabetes
Mas depois de ficar fermentando uns 30 dias na geladeira...a kombucha de suco de uva se transformou praticamente em um vinho
e esta kombucha diminuiu a minha diabetes... ou seja... depois de um período de fermentação
Eu estou notando que por volta de 10 a 15 dias na geladeira esta kombucha de suco de uva com suco de maça (proporções praticamente iguais ou semelhantes)...está com um grande diminuição na frutose... eu estou sentindo isto com o gosto desta kombucha
Antes que eu me esqueça
é possível que o estudo americano tenha sido feito com a kombucha de primeira fermentação sem acréscimo de sabor... mas tem que pesquisar sobre isso
Por outro lado... tem a questão das zonas azuis da Europa (ilha de Sardenha na Itália e ilha de Ikaria na Grécia)
Tem um documentário no Netflix com quatro episódios sobre como viver 100 anos... o segredo das zonas azuis
Este documentário tem informações sobre o vinho consumido nestas ilhas da Itália e da Grécia... eu pesquisei mais e descobri que são vinhos artesanais... sem conservantes químicos... ou seja...repletos de leveduras de vinho vivas
Na ilha de Sardenha na Itália, nestas regiões de montanhas, que são as zonas azuis desta ilha italiana, existem a maior quantidade do mundo de homens centenários e lúcidos
E em um site eu descobri que tem o costume de tomar vinho artesanal (feito por eles, sem conservantes químicos e repletos de leveduras vivas) e fazem, muitas vezes, saudação, até os 100 anos, ou seja, sabem que o segredo é o vinho artesanal repleto de leveduras
Já o mais surpreendente aconteceu na ilha de Ikaria na Grecia, que conforme a mitologia grega é o local do nascimento do vinho... onde vivia Dionísio, o Deus grego do vinho.. e neste local tem a caverna de Dionísio onde a lenda diz que foram feito o vinho...
No quarto e última capitulo do Netflix sobre este assunto tem uma revelação surpreendente sobre esta ilha grega
O motivo de te sido feito o documentário foi o que aconteceu com um americano de origem grega
Este americano, aos 60 anos, foi diagnosticado com câncer com expectativa de vida de seis meses por vários médicos... e ele revolveu voltar para a ilha de seus ancestrais .. a ilha de Ikaria
E tomava este vinho repleto de leveduras vivas da ilha de Ikaria.. e plantou videira.. e fez seu vinho... e viveu mais quarenta anos, passando os 100 anos
Por isso tudo, eu acredito que o enfoque da pesquisa cientifica deve ser os benefícios das leveduras vivas que tem por exemplo na kombucha
Tudo indica que este americano descendente de gregos da ilha de Ikaria tomava vinho repleto de leveduras vivas todas as noites... eu por exemplo, tomo kombucha todas as noites...
O nosso corpo humano é formado a maior parte de água
Eu acredito que bebidas como kombucha, repleto de leveduras vivas, dão mais efeito que qualquer comida, pois a bebida é absorvida rapidamente no organismo e enviada para nosso corpo que é grande parte feito de água
Bem são estas as informações interessantes que talvez possa servir de inspiração para pesquisa científica sobre os benefícios da kombucha, considerando, a levedura viva, possivelmente, um dos maiores fatores para redução de diabetes, por exemplo, de kombucha de primeira fermentação... Já se for adicionado sabor, vai depender da quantidade de açúcar ou frutose residual para ter o benefício ou não de redução de glicemia no sangue
Ou seja.. se for kombucha saborizada (com sabor) com suco, extrato, etc,.. o benefício será diferente,... pois cada fruta, por exemplo, tem seu nível de frutose (açúcar)....
Espero que tenha ajudado, com estas minhas reflexões
Eu comecei a tomar kombucha em abril do ano passado 2024
quando descobri a pesquisa nos EUA
No caso eu faço Kombucha artesanal em casa
Existe um outro documentário no NETFLIX
Os segredos da alimentação
Que fala em síntese da melhoria da saúde com o aumento de microorganismos vivos no intestino
E então, a kombucha, repleto de microorganismos vivos ajuda na saúde. Interessante que no documentário não foi levantada esta questão da kombucha... talvez por causa do desconhecimento dos benefícios da kombucha... no aumento dos microorganismos vivos no intestino
Salvo engano, chegam até fazer experiência de comer capsulas de cocô (merda) de pessoas saudáveis, para melhorar e aumentar o microorganismos vivos no intestino... e a pesquisa neste sentido deu bons resultados
só que eu prefiro tomar kombucha... risos...
...[...]...
Legal... eu acredito que em um primeiro momento deve ser focado pesquisa cientifica com kombucha de primeira fermentação apenas
Depois pode ser avançado por exemplo... de kombucha de suco de maça... mas o resultado vai ficar diferente conforme a quantidade de suco de maça... 10% a 50% deve dar diferença...
Antes que eu me esqueça... nos grupos de kombucha... eu lancei o manifesto contra a pasteurização da kombucha... que mata todos os microorganimos vivos... e que a legislação do Brasil e dos países do mundo, deve considerar isto... pois o iogurte tem lactobacillus vivos.. e a kombucha também deve ter microorganismos vivos... isto é fundamental... a pasteurização mata tudo... a legislação do Brasil permite a pasteurização da Kombucha, colocando no rótulo da garrafa, produto pasteurizado
Este ponto é super importante
Outros países do mundo também permitem a pasteurização da kombucha
Eu acredito que talvez este tema deve ser tratado em pesquisa científica sobre kombucha e alteração da legislação no sentido de que para ser considerado kombucha tem que existir microorganimos vivos (isto vai impedir a pasteurização que mata todo os microorganimos vivos)
=======
Vide:
https://forum.serara.org/index.php?topic=21799.0
=======
- Kombucha. The health benefits of drinks with live yeast
To all members and visitors of the Serara Forum
To all kombucha drinkers, especially those involved in scientific research.
I have already had the opportunity to report on scientific research in the USA that showed that everyone who drank kombucha for approximately 4 weeks had a lower blood sugar level.
=======
I will post again one of the many links about this research that are on the internet and that were published on several websites, usually in the press:
https://www.metropoles.com/saude/kombucha-tratar-diabetes-estudo#google_vignette
=======
This was the reason why I decided to make and drink kombucha every day, since April of last year (April 2024), because I am diabetic.
So I put here real results that reduced my blood sugar, mainly by drinking kombucha made from apple juice.
I explained that apple juice kombucha tends to turn into apple cider vinegar. And apple cider vinegar reduces diabetes, from my own experience. And I asked a researcher to do scientific research with people, expanding the research in the USA.
I commented that possibly all kombucha brewers should make apple juice kombucha. And those who are making and selling it should reserve a line of apple juice kombucha to have for sale as well.
There are many brands of apple juice that do not have chemical preservatives. So when buying apple juice, you have to look at the small print that shows the ingredients of the juice. The ingredients can only contain apple juice and may also contain ascorbic acid, which is vitamin C, used in some apple juices as an antioxidant, that is, to keep the juice clear for longer. And this ingredient (ascorbic acid) is natural.
I did research with several types of kombucha and the one that had the greatest effect on reducing blood sugar was apple juice kombucha. In the beginning, I used approximately 30% juice. Today, I use approximately 30 to 50% juice, usually 50% apple juice and 50% first-fermentation kombucha when bottling them in empty, properly sanitized 500 ml PET mineral water bottles. I am currently using 200 ml of juice and 200 ml of first-fermentation kombucha in these bottles.
As for the natural carbon dioxide produced by natural fermentation, my kombuchas have a lot of carbon dioxide, that is, a lot of natural foam, and the explanation is that I leave them out of the refrigerator for approximately 4 to 5 days with the juice after bottling until they become hard as a rock. However, this is only possible with PET bottles of carbonated mineral water, because if they were glass bottles they would probably explode from the pressure. However, PET plastic bottles of carbonated mineral water work. Only after this period (4 to 5 days, usually), that is, when the bottle becomes hard as a rock, do I put them in the refrigerator.
I am explaining this about natural carbon dioxide because some people said that their kombuchas had almost no carbon dioxide.
Continuing.
Depending on the type of juice, there are different results in controlling diabetes. As I said, I tested several juices and the best result was with apple juice.
But there is an incredible detail that I will highlight and write here again, for all kombucha lovers to reflect on.
Grape juice kombucha.
When I made and drank the grape juice kombucha that I had just made for the first time, my diabetes increased. The explanation is that grape juice has a lot of fructose.
So, I had a grape juice kombucha that had been in the fridge for about 30 days. And this kombucha worked for diabetes, that is, it reduced diabetes.
But I noticed that after being in the fridge for about 10 days, there was a huge decrease in the fructose in the grape juice kombucha, turning it into a real wine. A wine full of yeast.
Yes, since I started making kombucha, my kombuchas are full of yeast and I am sure that this is the main benefit in reducing diabetes.
In other words, I do not filter or do any process to reduce the yeast.
On the contrary, before bottling with juice, I put it in a large bowl and stir it with a plastic spoon and then I bottle it with apple juice or grape juice to make the first fermentation homogeneous in all the bottles.
To make it more productive, I have been mixing apple juice with grape juice. In the proportion of one bottle of each to make a homogeneous grape juice with apple juice before bottling.
I have already mentioned here the benefits of wine full of yeasts that are found in the two blue zones of Europe, the island of Sardinia (Italy) and the island of Ikaria (Greece) (the place where wine was born, according to Greek legends, where there is the cave of Dionysus, the God of wine, when wine production began, I repeat, according to Greek mythology).
https://www.netflix.com/br/title/81214929
The fermented beverage industry (beer and wine) makes mistakes in this regard, eliminating or reducing yeast, and unfortunately, many kombucha drinkers are making this mistake.
There are several ways to reduce or kill yeast. To kill: chemical preservatives, pasteurization (heating the drink), adding alcohol. To reduce: filtering, cold crash (cooling the drink when the yeast settles at the bottom and then the so-called sludge, which is the yeast, is removed). These are just examples.
Why does the fermented beverage industry (beer and wine) do this? Because yeast, when eating the various types of sugar, such as fructose in grape juice, for example, produces alcohol and carbon dioxide. And carbon dioxide can explode a glass bottle.
But wine full of yeast from the Blue Zones of Europe (Sardinia Island – Italy, Ikaria Island – Greece) is very healthy because of the live yeast.
The reason Dan Buettener made the documentary about the Blue Zones was because of an American of Greek origin. Watch the fourth and last episode. What happened to this American? He had cancer when he was approximately 60 years old and was given a life expectancy of six months by several doctors. And so he decided to die in the place of his ancestors, the island of Ikaria (Greece). And the main thing he did every day was to drink wine, full of yeast, from the island of Ikaria. And this American decided to make his own wine, by planting vines to harvest the grapes. He thought, these vines and grapes will be left for my wife and children to remember me by when I die. However, this American died four decades later, that is, only after turning 100.
On the other hand, on the island of Sardinia in Italy, there are the largest number of elderly, centenarian and lucid men in the world, and they have the habit of drinking artisanal wine (full of yeast) every day.
On a website I discovered that these Italians know that the secret is the artisanal wine full of yeast that they make and drink every day, because when they are with friends, they toast saying: - to 100 years. In other words, they know that it is wine responsible for a long and lucid old age.
So, I am currently making only kombucha from grape juice mixed with apple juice.
And I have already noticed that in approximately 10 (ten) days it already has characteristics of a wine full of yeast like the true medicinal wines of the blue zones of Europe.
And I shake this kombucha before using it, so that the yeasts are homogeneous.
The reason for writing today's message was a kind of eureka moment. In other words, an intellectual discovery.
I don't know if you know, but kombucha is not considered a scientific probiotic because of the difficulty in isolating a type of microorganism responsible for the benefits.
For example, yogurt is a probiotic because research was done with live lactobacillus that showed the benefit.
The difficulty in scientific research on kombucha is the enormous amount of bacteria and yeasts and in discovering which one is the main factor in the health of the human organism.
I've already commented here about yeasts:
- Yeasts eat sugar during fermentation. In the human body, yeasts do the same!
This is the eureka moment.
I would like to ask the scientific members of the group to further research the benefits of kombucha in diabetes, according to research from the USA, with one main focus: - The health benefits of drinks with live yeast in fermented drinks (wine, beer, kombucha, etc.), especially kombucha.
This message is for all kombucha lovers to reflect on. We can make kombucha from grape juice (mixed with apple juice, as I do, for example) that becomes a true medicinal wine, like the blue zones in Europe, for our benefit and for the benefit of our kombucha customers, those who already produce and sell kombuchas.
A few more thoughts. These kombuchas tend to have more than 0.5% alcohol, so they are alcoholic kombuchas, but still very beneficial.
For people who don't like to see the yeast in the bottle, use dark-colored bottles, just like beer and wine bottles normally do.
I dream that one day, Brazil and the world will replace soft drinks and alcoholic beverages in general with kombucha. To achieve this, we must unite with a philosophy of health benefits.
Steinmetz
Post Scriptum:
Title: Movement against pasteurization of kombucha
In Brazil, if I'm not mistaken, it is possible for factories to produce pasteurized kombucha (heated during the process), that is, killing all microorganisms. Some factories would do this to have a longer shelf life, given the extinction of yeast, in addition to killing bacteria and all living organisms in the drink.
In this case, here in Brazil, the industry has to put the observation on the label: Pasteurized.
This is a misleading to the consumer. It is a total disrespect to the consumer.
Kombucha consumers associate the drink with live beneficial microorganisms, just as happens with yogurt that has live lactobacillus.
I really hope that in Brazil and around the world, the respective laws that eventually come to regulate the matter, try to include in the legislation that kombucha must have living organisms, to be considered kombucha, that is, preventing kombuchas from being pasteurized.
Steinmetz
Brasília, Brazil, February 14, 2025 (5:14 p.m. local time)
To all members and visitors of the Serara Forum
I just wrote the messages below in a group of kombucha drinkers, people who make kombucha here in Brazil. Many make artisanal kombucha at home, like me. Others already make and sell kombucha. The group on Telegram has more than 600 people.
I have already written about this topic.
But I wrote it again, to reinforce the benefits of kombucha, mainly, the benefits of live yeast in the human body.
Here are the messages for everyone to reflect on (I'm going to copy and paste the various texts from the various messages on the subject):
There is a study in the US that showed that everyone who drank kombucha for 4 weeks had a reduction in their blood sugar (sugar in the US)
In this case, it would be good to research this study
It was published on several news sites
https://www.metropoles.com/saude/kombucha-tratar-diabetes-estudo#google_vignette
Kombucha can help treat type 2 diabetes, says study
Researchers have discovered that kombucha helps reduce and control blood sugar levels in people with type 2 diabetes
Above is one of the sites that published the same news
Technically, kombucha is not scientifically considered a probiotype
That's because there is a large amount of bacteria, yeast, and live microorganisms
Yogurt, on the other hand, is considered a probiotype because research was done with live lactobacilli
The question is I had a eureka moment
In other words, a moment of discovery
Yeast eats sugar during fermentation
So yeast must do the same when it is in our intestines
The focus will then be on the discovery that live yeast in the intestines may be largely responsible for reducing diabetes
But I experimented with several kombuchas with various juices
The one that gave the best results was kombucha with apple juice
Apple juice turns into apple cider vinegar
And I have had decompensated diabetes
And I know from my own experience that apple cider vinegar significantly reduces blood sugar... having a similar effect to metformin... lowering it quickly, for example, in 10 minutes, if you take several tablespoons of apple cider vinegar mixed with water
I experimented with kombucha made from grape juice... but since I took it right after about four days of fermentation, my diabetes increased because of the fructose
In other words, depending on the type of juice, the result varies for diabetes
But after fermenting for about 30 days in the fridge... the grape juice kombucha practically turned into wine
and this kombucha reduced my diabetes... that is... after a period of fermentation
I am noticing that after about 10 to 15 days in the fridge this grape juice kombucha with apple juice (proportions practically equal or similar)... there is a great decrease in fructose... I am feeling this with the taste of this kombucha
Before I forget
it is possible that the American study was done with first fermentation kombucha without added flavor... but I need to research this
On the other hand... there is the issue of the blue zones in Europe (island of Sardinia in Italy and island of Ikaria in Greece)
There is a documentary on Netflix with four episodes about how to live 100 years... the secret of the blue zones
This documentary has information about the wine consumed on these islands in Italy and Greece... I researched more and discovered that they are artisanal wines... without chemical preservatives... in other words... full of live wine yeast
On the island of Sardinia in Italy, in these mountainous regions, which are the blue zones of this Italian island, there are the largest number of centenarian and lucid men in the world
And on a website I discovered that they have the custom of drinking artisanal wine (made by them, without chemical preservatives and full of live yeast) and they often salute, even at the age of 100, that is, they know that the secret is artisanal wine full of yeast
The most surprising thing happened on the island of Ikaria in Greece, which according to Greek mythology is the birthplace of wine... where Dionysus, the Greek God of wine, lived... and in this place there is the cave of Dionysus where the legend says that wine was made...
In the fourth and last chapter of Netflix on this subject there is a surprising revelation about this Greek island
The reason for making the documentary was what happened to an American of Greek origin
This American, at 60 years old, he was diagnosed with cancer and given a life expectancy of six months by several doctors... and he decided to return to the island of his ancestors... the island of Ikaria
And he drank this wine full of live yeasts from the island of Ikaria... and planted vines... and made his wine... and lived for another forty years, passing the age of 100
For all these reasons, I believe that the focus of scientific research should be on the benefits of live yeasts, such as kombucha
Everything indicates that this American descendant of Greeks from the island of Ikaria drank wine full of live yeast every night... I, for example, drink kombucha every night...
Our human body is mostly made up of water
I believe that drinks like kombucha, full of live yeast, have more effect than any food, because the drink is quickly absorbed by the body and sent to our body, which is largely made up of water
Well, this is interesting information that may perhaps serve as inspiration for scientific research on the benefits of kombucha, considering that live yeast is possibly one of the biggest factors in reducing diabetes, for example, in first-fermentation kombucha... Now, if flavor is added, it will depend on the amount of residual sugar or fructose to have the benefit or not of reducing blood glucose
In other words... if the kombucha is flavored with juice, extract, etc., the benefit will be different,... because each fruit, for example, has its own level of fructose (sugar)....
I hope this has helped, with these reflections of mine
I started drinking kombucha in April of last year 2024
when I discovered the research in the USA
In this case, I make artisanal Kombucha at home
There is another documentary on NETFLIX
The secrets of food
Which talks in summary about improving health with the increase of living microorganisms in the intestine
And so, kombucha, full of living microorganisms, helps with health. It's interesting that the documentary didn't raise the issue of kombucha... perhaps because of the lack of knowledge about the benefits of kombucha... in increasing the number of living microorganisms in the intestine
If I'm not mistaken, they even experiment with eating capsules of poop (shit) from healthy people, to improve and increase the number of living microorganisms in the intestine... and the research in this regard has yielded good results
but I prefer to drink kombucha... lol...
...[...]...
Cool... I believe that at first scientific research should focus on first-fermentation kombucha only
Then it can be advanced, for example... of kombucha made from apple juice... but the result will be different depending on the amount of apple juice... 10% to 50% should make a difference...
Before I forget... in the kombucha groups... I launched the manifesto against the pasteurization of kombucha... which kills all living microorganisms... and that the legislation in Brazil and other countries in the world, you should consider this... because yogurt has live lactobacillus... and kombucha must also have live microorganisms... this is fundamental... pasteurization kills everything... Brazilian legislation allows the pasteurization of Kombucha, placing on the bottle label, pasteurized product
This point is super important
Other countries in the world also allow the pasteurization of kombucha
I believe that perhaps this topic should be addressed in scientific research on kombucha and changes in legislation in the sense that in order to be considered kombucha, there must be live microorganisms (this will prevent pasteurization that kills all live microorganisms)
=======
Vide:
https://forum.serara.org/index.php?topic=21799.0
Comentários
Postar um comentário